Rede Social

twitterfacebooklinkedinemail
Mais Zoom | Menos Zoom

terça-feira, 23 de abril de 2013

COMBATENDO A PEDOFILIA



COMBATENDO A PEDOFILIA
Por Fábio Almeida

Assisti uma reportagem hoje que, sinceramente, me sensibilizou muito. Um conselheiro tutelar de uma cidade do interior baiano foi preso acusado de abusar de mais de setenta (70) crianças. Esse “monstro” atraía as vítimas com a promessa de que elas poderiam ser modelos fotográficos. Devido ao seu conhecimento junto à população e o seu cargo de conselheiro tutelar não despertava nenhuma suspeita, inclusive era amigo da maioria dos pais dessas crianças abusadas. Fiquei indignado... Pensando nessas crianças, imaginei que minha filinha de três anos poderia ser uma delas, e em como são inocentes e indefessas diante de pessoas diabólicas como esse crápula.
Diante disso, pensei em uma forma de, pelo menos, diminuir as possibilidades de nossos frágeis filhinhos serem vítimas de pedófilos. Em minha opinião, a melhor maneira de prevenir abuso sexual contra criança é através de orientações aos pais e principalmente aos filhos. É extremamente importante seguir estas informações e ensina-las aos filhos, sobrinhos, alunos, etc. Segue:

ORIENTAÇÃO PARA OS PAIS.

Click para Ampliar
Se a criança tem seu próprio computador, ele deve ficar em uma área comum da casa e não no quarto.

Os pais devem criar regras razoáveis para a criança usar a internet em casa e explicar a razão das regras, relacionando-as à segurança e à saúde da criança. Essas regras devem ficar junto do computador e os pais devem observar se elas estão sendo seguidas. É preciso estabelecer também quanto tempo a criança pode navegar por dia.

Oriente as crianças e adolescentes a não fornecer para estranhos, informações pessoais como endereço, telefone, nome da escola que estuda, nome dos pais ou e-mail. Recomende que a criança utilize apelidos – é uma maneira de proteger informações pessoais.

Explique às crianças e adolescentes que não devem publicar fotos e imagens com dados pessoais, como placa do carro da família ou ponto de referência que permita identificar sua casa ou apartamento.

Crianças e adolescentes devem ser encorajados a denunciar atividades suspeitas e a conversar com algum adulto.

Se a criança ou adolescente conheceu alguém na internet e quer encontrá-lo pessoalmente, é essencial que a família tome alguns cuidados: Marcar o encontro em lugar público e seguro, como um Shopping Center. Ir acompanhado por um amigo, parente ou alguém a quem possa recorrer em caso de problemas. Avisar outras pessoas sobre o encontro, informando local, data e horário.

ORIENTAÇÃO PARA OS FILHOS.  

Click para Ampliar
Ninguém tem o direito de tocar as partes intimas do seu corpo. Diga não até mesmo a parentes e amigos que fizerem isso.

Os adultos não devem pedir que você guarde segredo daquilo que fazem juntos. Se alguém pedir que você guarde esse tipo de segredo, conte a seus pais, ao professor(a), ou a outro imediatamente.

Não permita que alguém tire fotografias suas, parcial ou totalmente sem roupa. Se alguém sugerir fazer isso ou lhe mostrar fotos de outras crianças nessa situação, fale para seus pais, professor(a) ou a outro adulto, imediatamente.

Nunca abra a porta para alguém, se estiver sozinho(a) em casa.

Nunca abra a porta para alguém que lhe ofereça presentes ou dinheiro.

Nunca diga a alguém pelo telefone que está sozinho(a) em casa, nem responda a perguntas.

Nunca entre na casa ou no carro de alguém sem autorização dos seus pais. Se alguém lhe disser: "Seu pai deixou", não acredite, pois pode ser perigoso.

Não é sua obrigação ajudar estranhos a procurar endereços, bicho de estimação, etc. É impróprio que os adultos procurem esse tipo de ajuda com as crianças.

Você deve saber usar o telefone numa emergência. Deve saber o número do telefone de sua casa e como usar os números de emergência. Peça para seus pais ensinarem você a fazer ligação de telefone público.

Você deve contar aos seus pais, ao professor(a) ou a um adulto se alguém fizer comentários tolos sobre sexo, mostrar figuras pornográficas ou fizer gestos obscenos (ou algum gesto que você não entenda). Você deve contar a eles se alguém lhe oferecer presentes ou dinheiro.

Se alguma coisa acontecer com você, não tenha medo, procure alguém de sua confiança e conte tudo. Essa pessoa vai ajudar você!

Estas são orientações simples que podem ser úteis. Entretanto, não sou especialista no assunto. Por isso, devo recomendar que, procure um profissional da área ou uma instituição relacionada à proteção da criança e adolescente para obter informações adequadas de como agir na prevenção dessas pratica criminosa. Ah, não se esqueça de denunciar qualquer tipo de abuso ou agressão.   Disk 100

COMPARTILHEM... VAMOS PROTEGER NOSSAS CRIANÇAS

Siga-me me no tweeter: @fabiojequie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Translate